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Logística

Você sabe qual a capacidade da sua equipe de separação?

Este artigo vai ajudá-lo a responder esta questão com o estudo de Cronoanálise, com o intuito de mostrar se existe mão de obra ociosa em seu armazém ou até mesmo se sua equipe dá conta de separar todos os pedidos que sua equipe de vendas disponibiliza no dia a dia.

 

O que é Cronoanálise?

A cronoanálise é a abordagem mais popular para a realização de estudos de tempos, se baseando na cronometragem para determinar o tempo padrão de uma operação

 

O que é estudo de tempos?

O estudo de tempos é usado na determinação do tempo necessário para uma pessoa qualificada e bem treinada, trabalhando em ritmo normal, executar uma tarefa especificada. Este tempo é denominado de "tempo padrão da operação"

 

Como realizar a Cronoanálise:

1- Dividir a atividade em etapas para medição do tempo;
2- Escolha do operador (que participará da medição de tempos);
3- Realizar a medição de tempo ao longo de alguns pedidos;
4- Avaliar o ritmo do operador e determinar tolerâncias;
5- Analisar o tempo padrão da operação e a capacidade;

 

Exemplo:

Considere a seguinte situação:

Um operador é responsável pela separação de pedidos a serem atendidos. O sistema possui a relação de todos os pedidos pendentes. Para cada pedido o operador: separa os itens solicitados, coloca-os numa caixa e ou palete, e leva até a área de conferencia de pedidos.


Qual é o primeiro passo para fazermos um estudo de cronoanálise neste processo?

1º Passo - Dividir a atividade em etapas para medição do tempo

Exemplo:

1ª Etapa- Procurar o próximo pedido a ser separado
2ª Etapa - Pegar uma caixa ou palete para colocar os itens solicitados
3ª Etapa - Visitar os endereços de cada produto
4ª Etapa - Levar os itens até a área de conferência

 

2º Passo - Escolha do operador

1- Devemos apontar um funcionário com desempenho médio em comparação com os demais
2- O funcionário escolhido deve ser bem treinado na separação de pedidos da empresa
3- O responsável pela cronoanálise deve explicar ao funcionário o objetivo do estudo de tempos afim de conseguir melhor empenho do mesmo nas tarefas
4- A abordagem com o funcionário deve ser amigável e todos os questionamentos esclarecidos

 

3º Passo - Realizar a medição de tempo ao longo de alguns pedidos.
Para estudos iniciais, 10 a 20 pedidos são o suficiente.

 

4º Passo - Avaliar o ritmo do operador e determinar tolerâncias

No exemplo acima, vamos considerar que o operador trabalhou um pouco mais lento que o normal e recebeu avaliação 90% no indicador "Ritmo do Operador".

Vamos adotar 20% de tolerância para necessidades pessoais, descanso e improdutividade (qualquer desvio dentro da operação, como falta de produto no endereço de separação no ato da atividade).


Legenda da tabela

Tempo observado
Tempo que o operador utilizou para cada etapa do pedido

Ritmo do operador
% do tempo que o operador utilizou para fazer mais de um pedido pois na prática ninguem consegue manter o mesmo ritmo de trabalho nas 8 horas de trabalho

Tempo Normal
Tempo Observado menos a aplicação do ritmo do operador

Tolerâncias
Tempos que são gastos com contra-tempos Ex.: falta de produto no Picking, avaria de algum produto no ato da separação, idas ao banheiro e afins

Tempo Padrão
Tempo considerado após a aplicação dos indices de Ritmo e Tolerância

Turno (min)
Horas de trabalho da equipe

Capacidade e Capacidade (arredondado para cima)
Número de pedidos por dia que cada colaborador consegue produzir (+ o número arredondado para melhor visualização)

Pedidos/dia
Número de pedidos que a empresa tem em média por dia

Funcionários e Funcionários (arredondado para cima)
Número de colaboradores para atender a demanda de trabalho (+ o número arredondado para melhor visualização)



5º Passo - Analisar o tempo padrão da operação e a capacidade

Com isso chegamos na capacidade produtiva de pedidos e na quantidade de funcionários necessários para atender a demanda do dia.

Ao final da análise do nosso exemplo chegamos à conclusão de que nossa equipe tem uma capacidade produtiva de 190 pedidos/dia.

 

O que fazer com os dados?

Agora temos como analisar se a improdutividade e/ou o ritmo dos colaboradores estão de acordo com o melhor funcionário da distribuidora. Também é possível fazer outras análises, por exemplo, entender a necessidade de readequar nossa equipe tanto para mais quanto para menos pessoas na equipe, etc.

 


Heda Valim Pereira

DB Brasil/DF

A DBBrasil está com a Target desde 2003,

e nestes quase 15 anos de parceria, posso dizer que o sistema proporcionou que crescêssemos com segurança e controle, desde 2003 mudamos de sede 3 vezes, a Target teve participação fundamental em todas estas mudanças, na última mudança, fizemos o projeto do galpão em parceria, tudo para que nossa logística pudesse ter um alto nível de acuracidade. Temos muita confiança no trabalho da Target.

Francisco Carvalho

Vital Procifar/Bahia

Excelente custo beneficio!

A solução da Target foi fundamental para o desenvolvimento das melhores praticas de armazenagem e logística na Vital Procifar, aliada com um custo eficiente para implementação. É um sistema com fácil acesso aos dados para tomada de decisão.

Alexandre B. Fernandes

Mantiqueira/SP

Somos clientes Target desde o final de 2008.

Atualmente temos na Mantiqueira os produtos: ERP/NF-e/TAB/MOB/BI /MULTI-EMPRESA/WMS/MLOG. Sem dúvidas o sistema nos ajudou a fortalecer nossas parcerias com os fornecedores na questão de trocas de informações, relatórios de acompanhamentos e na gestão como um todo. O que nos passa confiança e credibilidade é o foco em que a Target tem no canal distribuição. Isso ajuda muito!

Lorival Gaspar Jr.

CDA MAX/SP

Penso na Target não como um parceiro, mas como parte da minha empresa.

E por reciprocidade tenho orgulho de ter participado do crescimento da Target nesses 16 anos. Hoje utilizamos as mais diversas ferramentas disponibilizada por vocês, além do ERP, módulo WMS, módulo Fiscon (implantação), Módulo Mob, Módulo rastreamento de vendedor, B.I., etc... Além disso conto com a Target para continua atualização da gestão e treinamento de todos aqui na empresa. Devo muito do nosso crescimento a vocês aí da Target.

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